Desigualdade de Género


 

Desigualdade de gênero em Moçambique

A desigualdade de gênero vem sendo reconhecida como um fator de perpetuação do subdesenvolvimento e da pobreza. Constata-se que as mulheres encontram-se cada vez mais, e de um modo desproporcional, vulneráveis à pobreza. Por outro lado, reconhece-se que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres são condições fundamentais para o desenvolvimento do país. (SARMENTO, 2011). 

Segundo a pesquisa do INE (2017), há mais pessoas do sexo feminino desempregados. A disparidade de gênero segundo a pesquisa feita, pode não estar relacionada com a discriminação, mas sim com as diferenças como o perfil das mulheres, as habilidades e o nível de escolaridade.

Em Moçambique, a Constituição da República de 1975 dá corpo à igualdade de género perante a lei, definindo os princípios reguladores dos direitos, dos deveres e das relações entre homens e mulheres.

A mulher moçambicana tem passado por momentos complexos devido à ligação entre a cultura e as leis modernas (SANTANA, 2009). A mulher ainda ocupa poucos espaços em todas as esferas: social, econômica, político cultural e religiosa. Desta forma, observa-se que a mulher enfrenta várias lutas.


Comments