Combate à violência política de gênero como fortalecimento da democracia


Combate à violência política de gênero como fortalecimento da democracia

A violência política de gênero pode ser descrita por comportamentos dirigidos especificamente contra as mulheres que visam a desestimular, impedir ou restringir seu acesso ao espaço da política institucional, tanto no contexto do processo eleitoral quanto no período de seus mandatos. Esse tipo de violência de gênero é cada vez mais reconhecida ao redor do mundo. 

 Ainda que a violência possa ser pontualmente dirigida contra uma  mulher em particular, ações tem por consequência atingir e intimidar a participação de outras mulheres na política, passando, ainda, uma mensagem social de que elas não deveriam participar de determinado espaço.

O respeito à participação feminina nos espaços de poder está intrinsecamente ligado ao regular exercício da cidadania, à democracia, ao olhar da sociedade como um todo, sendo esta composta por homens e mulheres, que devem ser tratados igualmente. Episódios de violência de gênero na política não devem ser mais admitidos.

É importante que sejam punidas as ações que constranjam as mulheres no exercício de suas funções públicas. Assim, a promoção de esforços coletivos na busca por ferramentas que impeçam a violência política de gênero implica evidente fortalecimento da própria democracia, tendo-se uma sociedade mais justa e igualitária.

FONTE: consultorio jurídico


Comments